Olá!

Somos o Timbre. Um espaço de opinião sobre música vibrando em novas frequências.

Crise - Rashid

Crise - Rashid

1-Rashid-Musica-de-Guerra-mp3-image.jpg

Crise

Rashid
Foco na Missão
Janeiro/2018
Rap
O que achamos: Bom

Ano passado, Rashid nos intrigou com o lançamento de várias músicas soltas, com ótima qualidade, todas com potencial para ser um hit single. O projeto Em Construção resultou em um álbum, o recém lançado Crise, que acaba tendo uma pegada de coletânea para quem acompanhou o processo de lançamentos do artista ano passado.

É um pouco difícil de falar desse álbum, porque ele é um álbum bem inteligente, que cumpre seu objetivo. Ouvir o Crise é gostoso, pois nele estão contidos momentos muito sublimes. Mas depois de 3 mixtapes e seu incrível álbum de estúdio A Coragem da Luz, lançado em 2016, fica a sensação de que o artista não explorou, não avançou muito com seu som.

Não que isso seja um grande defeito. A sua obra, incluindo o novo registro, se sustenta perfeitamente com todo o talento do rapper em rimar verso atrás de verso de forma criativa e cativante. Músicas como a recente “Química”, sexta faixa do álbum, demonstram uma habilidade radiofônica em uma letra romântica que vai além do senso comum, já explícito no verso “Pra você eu peguei todas as frase de caminhão/Que qualquer um escreveria/E rasguei certo de que viria”.

A maioria do trabalho, porém, é uma continuação do diálogo de confronto com o ouvinte em relação ao abismo social enfrentado pela população negra no nosso país, dia após dia, tema já bem explorado (de forma melhor eu diria) em seu álbum do ano retrasado. Eu acredito que a insistência no tema é extremamente válida, pois até os tópicos de pobreza e racismo não serem mais evidentes na nossa sociedade, precisamos da arte ao nosso lado para conseguirmos seguir em frente e suportar a luta. E música dessa qualidade é providencial para isso.

Entretanto, o que não eleva o álbum a um outro patamar é que eu não senti evolução em particularmente nenhuma área do disco. Os beats são parecidos com o que já ouvimos vindo dele anteriormente e são simples, e seu flow, apesar de excelente, não é algo tão único.

Acredito que uma atenção especial em renovar e inovar na sua música pode trazer um elemento surpresa de volta às composições do artista, e ajudar a difundir sua mensagem enquanto for necessário, ou melhor, como o próprio Rashid diz, se referindo à população negra, “até nossa vitória deixar de ser tabu”.

The House - Porches

The House - Porches

Ruins - First Aid Kit

Ruins - First Aid Kit