Olá!

Somos o Timbre. Um espaço de opinião sobre música vibrando em novas frequências.

M A N I A - Fall Out Boy

M A N I A - Fall Out Boy

1200x630bb.jpg

M A N I A

 

Fall Out Boy
Island Records
Janeiro/2018
Pop Rock
O que achamos: Péssimo

Se alguém tem uma louça suja muito grande na pia e, com preguiça de lavar bem as pilhas de pratos e panelas gordurosas, acaba fazendo um trabalho precário e grosseiro, o resultado não será uma louça quase limpa, mas sim uma louça ainda suja e nojenta. Passará de um trabalho a ser feito para uma evidência de um trabalho mal feito. Essa metáfora praticamente resume o trabalho novo do Fall Out Boy, M A N I A.

Um esforço muito grande se reflete na produção do álbum e nos vocais esgoelados de Patrick Stump e que tem o efeito de expor uma tentativa constrangedora de atrair atenção e impressionar a qualquer custo. A primeira faixa, “Young and Menace” é tão ameaçadora quanto beber água gelada depois de chupar bala de menta. Existe a pretensão de construir algo intenso e perigoso, mas o dubstep utilizado na “explosão” do refrão é tão datado e obsoleto que só há uns 8 anos atrás poderia ser visto como algo intrigante. E não é bom.

Parece que o resto do disco segue a fórmula de tentar integrar ao seu pop-emo-rock os mais bregas elementos do EDM. As letras, quando não vazias a ponto de parecerem ter sido geradas automaticamente por um computador, têm a sensibilidade poética de um cavalo: “I’m about to go Tonya Harding on the whole world’s knee” (“Stay Frosty Royal Milk Tea”) é a campeã.

Ouvir esse álbum é como ver o que acontece quando alguém implorando por atenção finalmente consegue um pouco, e o que ela tem para mostrar é simples e duramente nada. Não é nem decepcionante, é apenas perda de tempo causada pela pretensão de quem um dia teve, ao menos, algo a dizer.

M A N I A é um pop rock eletrônico genérico, com letras ruins e uma produção zumbi sem nada a oferecer. É a louça ainda suja de quem fez um trabalho mal acabado.

All Melody - Nils Frahm

All Melody - Nils Frahm

Rotomusic de Liquidificapum - Pato Fu

Rotomusic de Liquidificapum - Pato Fu