Olá!

Somos o Timbre. Um espaço de opinião sobre música vibrando em novas frequências.

Subliminar - MC Igu

Subliminar - MC Igu

https_%2F%2Fimages.genius.com%2Faf47f0cad9287284776650fbd7a0f28b.1000x1000x1.png

Subliminar

MC Igu
Independente
Fevereiro/2018
Trap/Rap
O que achamos: Bom

Se você acompanhou ao menos um pouco do Rap Nacional em 2017 deve ter visto maior influência da cultura oriental na composição das músicas – principalmente referências a animes, as animações japonesas – e é esse um dos elementos mais presentes no decorrer das dezessete faixas que compõe “Subliminar”, último álbum de MC Igu.

Um dos destaques do cenário, Igu não esconde seu amor pela cultura japonesa: em sua página no Facebook, a cidade natal consta como Japão. Seja nos samples ou nas linhas, traz uma referência a personagens de anime em cada música do álbum, que também conta com a presença de Yung Buda, Derek, The Boy, Valente, Jé Santiago, Klyn, Dfideliz, Mc Ligeirinho e Diego Thug. As linhas, que discorrem sobre denúncia social, vivências pessoais, ostentação e relações, se encaixam com o trap característico do MC, que assina a produção do álbum.

Sempre inovando, também é possível encontrarmos referências à produção musical brasileira, como em “NÓISEGARANTE”, referência a “Nois Se Garante”, de MC Menorzinha. Merece menção também a música 8 Bit, com um beat que nos leva de volta aos jogos antigos da Nintendo.

Nesse álbum, meu guilty pleasure é “Michael Myers”, referência ao personagem da série de filmes Halloween. Colaboração com Valente, o refrão que traz o nome do vilão repetido diversas vezes gruda na cabeça assim como “Camiseta Confortável” – um dos hits do MC – fez. As linhas são simples e falam sobre diversos símbolos da cultura pop, como Darth Vader, animes e sobrou até mesmo para o Drake: Toda história é fake, cês são fã de Drake / Eu também sou, mas foda-se, ficou legal.

Embora ofereça sons interessantes, é quase que impossível ouvi-lo de uma vez só, afinal, quem lança um álbum com dezessete faixas em 2018? Pode parecer estranho à primeira vista, mas quem acompanha o trabalho do artista sabe que, se tratando dele, tal comportamento não é nada anormal – em 2017 Igu chegou a lançar “Kinkakuji”, com vinte e uma canções.

Tendo lançado quatro álbuns em 2017, totalizando 58 músicas – sem contar singles – podemos concluir que “Subliminar” é MC Igu abrindo 2018 já com ouro nas chaves e trap de qualidade.

Black Panther: The Album – Music from and Inspired By — Vários Artistas

Black Panther: The Album – Music from and Inspired By — Vários Artistas

Little Dark Age - MGMT

Little Dark Age - MGMT