Olá!

Somos o Timbre. Um espaço de opinião sobre música vibrando em novas frequências.

Incendeia - Caio Prado

Incendeia - Caio Prado

caio prado.jpg

Incendeia

Caio Prado
Maianga Discos
Março/2018
Pop, MPB
O Que Achamos: Bom

 

Caio Prado canta a poesia de suas canções oscilando entre a leveza e a força com sua voz inconfundível e imponente. Em certa medida, ele parece esculpir cada verso e história contada de forma meticulosa, zelando pela beleza das composições, pelo poético e pelo sentimento que cada ideia traz consigo. Em Incendeia, o cantor carioca assiste o ruir do espaço à sua volta enquanto queimam amores e instituições, mágoas e esperanças e, sim, até a poesia. Das cinzas do incêndio, o artista vê nascer o novo, renascer a beleza.

Até nos momentos mais apoéticos da obra, o membro do trio Não Recomendados desenha sua raiva ou ironia com a delicadeza firme de seus vocais. No destaque "É Proibido Estacionar na Merda", um samba-pop-brincalhão, as menções à merda são utilizadas para falar de sentimentos íntimos e existenciais. Na incrível "Personagem Entojado", a música mais política do registro, Caio cuidadosamente constrói uma tensão para explodir no refrão majestoso em que diz "Tem certos crimes que eu  / faria questão de cometer / Que tal matar você, / Personagem entojado?".

Apesar da competência e sensibilidade na interpretação dessas músicas, Incendeia oferece alguns momentos de pouco engajamento com o ouvinte. "O Mesmo e o Outro", por exemplo é uma faixa que oferece um jogo de palavras interessante e letras até bonitas, mas cuja beleza se perde numa melodia pouco interessante, com uma produção bem morninha e que não valoriza tanto os vocais do artista.

Mas, no geral, a sonoridade do disco se mantém diversa o suficiente para não deixar cair peteca. No meio do pop, das referências ao samba, e faixas com cara de MPB mais "clássica", como o dueto com Maria Gadu, a faixa título traz traços de funk com uma batida animada e um refrão deliciosamente chiclete que ganha vida própria conforme o cantor brinca com ele.

Incendeia é uma obra com muitas coisas boas a oferecer, momentos belos, letras ótimas e os vocais sempre bonitos de Caio Prado. Esses momentos interessantes por vezes parecem diluídos numa produção que, apesar de diversa, não surpreende muito. De todo modo, Caio brilha nesse álbum, mostrando seu talento e se situando no cenário nacional como um cantor com muito a oferecer e totalmente merecedor de reconhecimento.

Their Shamanic Majesties' Third Request - Bike

Their Shamanic Majesties' Third Request - Bike

Transangelic Exodus - Ezra Furman

Transangelic Exodus - Ezra Furman