Olá!

Somos o Timbre. Um espaço de opinião sobre música vibrando em novas frequências.

Conexão EP - Amber Mark

Conexão EP - Amber Mark

66e9cdf5889a43b97f9e6b5b0641b74b5a201759.jpeg

Conexão EP

Amber Mark
Virgin/EMI
Maio/2018
R&B
O que achamos: Muito Bom

Amber Mark é uma nova artista interessante na cena do pop/R&B. Com 24 anos, mostra uma maturidade e criatividade nas suas composições que supera e surpreende expectativas para a sua pouca experiência, embora tenha jogado sua primeira música no Soundcloud apenas 2 anos antes de Conexão, seu segundo EP. 

O título do seu EP é uma homenagem à língua portuguesa, e não por acaso. Conexão faz referências à bossa nova tanto diretamente, como no ritmo da faixa título, quanto indiretamente, na temática romantico-dramática, interpretada em tom introspectivo e suave, que percorre todo o álbum. Bem como gosta o gênero.

Em apenas quatro músicas, Amber narra cuidadosamente um relacionamento inteiro, desde o momento da primeira conexão à ruptura da fantasia apaixonada. A primeira faixa, entoada por uma bateria suave de bossa, possui um minimalismo inteligente e magnético. Em apenas um piano, bateria e voz, Amber constrói uma atmosfera que é ao mesmo tempo mansa e eletrizante, descrevendo a sensação de sentir uma faísca, enquanto os instrumentais gradualmente crescem e pulsam.

"Love Me Right", que já havia sido lançada como single antes do lançamento do EP, é um destaque inegável. Dessa vez com uma bateria eletrônica dançante (mas um piano sempre forte), Amber conversa de forma franca sobre a incoerência entre as declarações amorosas e as atitudes do seu crush. Mesmo sendo um tema um tanto batido, tratado sem novidades, a reclamação é de uma suavidade irresistivelmente dançante.

Seu cover de Sade, "Love Is Stronger Than Pride", hit R&B/Soul lançado em 1988, é uma clara inspiração que se torna atualizada e enriquecida pela identidade suave da cantora, que consegue sutilmente exaltar o ápice emocional da música, logo antes da ponte, quando o eu-lírico percebe que irá esperar o retorno do seu amor, mesmo por um inverno frio. Uma escolha narrativa inteligente para esse ponto do EP.

"All The Work" é o segundo momento mais dançante do álbum, encerrando a narrativa com um final de superação do crush errado e nos deixando desesperados por um LP completo. A história bem simples de Conexão não agrega muito, além de mostrar mais um cuidado da artista com o desenvolvimento do EP, mas cumpre seu papel de servir como palco para Amber mostrar como já é mestre na capacidade de mesclar, sob um manto pop, influências sutis e inteligentes de R&B, dance e bossa nova, criando uma identidade musical muito própria e sofisticada. 

 

 

 

Tell Me How You Really Feel - Courtney Barnett

Tell Me How You Really Feel - Courtney Barnett

As forças da natureza colidindo em Mitski

As forças da natureza colidindo em Mitski