Olá!

Somos o Timbre. Um espaço de opinião sobre música vibrando em novas frequências.

Conheça Dom Pescoço

Conheça Dom Pescoço

No Novas Frequências de hoje, apresentamos Dom Pescoço, formada por Rafael Pessoto (guitarra e voz), Passarinho (bateria e voz), Gabriel Sielawa (cavaco, guitarra e voz) e Dom de Oliveira (baixo e voz).

 Foto: Camila Grun

Foto: Camila Grun

De São José dos Campos (SP), a banda faz uma deliciosa mistura de sonoridades, passeando pela música brasileira, ritmos latinos e pelo rock psicodélico para fazer um som muito particular. Dom Pescoço, que existe desde 2014, lançou um single, “Cuba Corazón”, em 2015, um EP, Temperar, no ano seguinte, e em abril de 2018, lançou seu álbum de estreia, Tropsicodelia.

Em Tropsicodelia, há uma junção de inúmeros elementos, incluindo guitarras distorcidas e vocais em vários idiomas, que formam exatamente o que propõe o título: uma música brasileira, dançante e alegre, com influências do que há de melhor no rock psicodélico. Faixas como “Fico um Tanto”, com participação de Ligia Kamada, revelam as particularidades do estilo do Dom Pescoço, com riffs marcantes de guitarra e vocais bastante suaves que trazem belas palavras em português, inglês e francês. Já em “La Ursa” é possível sentir o calor tupiniquim da banda, tanto no ritmo agitado quanto nas letras. Nessa faixa, assim como ao longo de todo o álbum, é notável a habilidade dos músicos em encaixar sons (como notas leves de órgão) e brincar com o tempo.

O som do Dom Pescoço é repleto de felicidade. Seja pelas vozes, distribuídas entre todos os músicos da banda, seja pelos ritmos, que incluem - mas não se limitam a - rock, reggae e MPB, é possível, ao escutar as faixas, imaginar-se em uma linda praia distante, com pessoas queridas ao redor e um copo de cerveja na mão. Mas não se engane pela sutileza e pelo alto astral da banda: eles mostram que é, sim, possível, unir o útil ao agradável - e com “útil”, aqui, quero dizer a sensibilidade, a técnica e a habilidade inegáveis, que transbordam nas mãos de Rafael, Passarinho, Gabriel e Dom.

Ouça Tropsicodelia no Spotify:

Still - Mazzy Star

Still - Mazzy Star

As Melhores Músicas de Maio 2018

As Melhores Músicas de Maio 2018