Olá!

Somos o Timbre. Um espaço de opinião sobre música vibrando em novas frequências.

O Tom da Takai

O Tom da Takai

o tom da takai.PNG

O Tom da Takai

Fernanda Takai
Deck Disc
Junho / 2018
Bossa Nova
O que achamos: Bom

Bossa Nova em 2018? Tá tendo. E na voz doce de Fernanda Takai, que parece transformar tudo o que canta em anedotas e curiosidades. Ouça com atenção. Seu novo disco O Tom da Takai é uma coletânea de canções de Tom Jobim que não figuraram o repertório do cantor com muita frequência, muito menos o de seus muitos intérpretes.

Não há muito a ser dito, na realidade. O quão diferente pode ser um disco de covers de bossa nova? Não é como se ela estivesse fazendo releituras e reimaginando a obra. É como se Takai estivesse escrevendo o texto de outra pessoa com sua própria caligrafia, sem alterar nada além disso. E soa muito bem! A produção, dividida entre Roberto Menescal e Marcos Valle, é minuciosa e elegante, como pede o figurino, e os vocais de Takai são sempre agradáveis de ouvir. As músicas mais animadas é que chamam mais atenção: "Aula de Matemática / Discussão" proporciona um dos momentos mais divertidos do disco, enquanto "Samba Torto" ganha uma versão impecável e empolgante no trabalho.

É uma bela homenagem ao "lado b" de Tom Jobim e exige muito pouco do ouvinte para ser apreciada. Você pode chegar em casa, dar play nesse disco e ficar numa vibe legal. Ou você pode estar de mau humor e aí isso não vai dar certo. Afinal, quem ouve bossa nova hoje em dia? Eu ouvi, graças à Fernanda Takai. Talvez já seja alguma coisa.

so sad so sexy - Lykke Li

so sad so sexy - Lykke Li

Lush - Snail Mail

Lush - Snail Mail