Olá!

Somos o Timbre. Um espaço de opinião sobre música vibrando em novas frequências.

CAVALA - Maria Beraldo

CAVALA - Maria Beraldo

de6348dacd0bf8c99c5318992edd6c55a71e1154.jpeg

CAVALA

Maria Beraldo
RISCO
Maio/2018
Pop, Experimental
O que achamos: Muito Bom

Experimental, festival, sensual...são várias as palavras que podemos utilizar. CAVALA, da artista florianopolitana Maria Beraldo, lançado no dia 30 de maio.

Conhecida por atuar com artistas como o veterano Arrigo Barnabé ou mesmo no grupo Quartabê, a multi-artista apresenta pela primeira vez uma produção formada por seus trabalhos autorais - com exceção para a sexta faixa, "Eu Te Amo" (Chico Buarque). A temática do disco atua como uma autobiografia de Beraldo, tratando de seu ser-lésbica, mulher, bem como de suas origens.

Primeiramente, meu contato com CAVALA foi através do clipe de "Tenso", um dos singles disponibilizados. Dirigido por Laura Diaz, o clipe ilustra uma mulher confortável em sua própria pele - seja pelos closes nos pelos de suas pernas ou pela nudez - enquanto a letra discorre sobre tensão sexual.

A música também abre o disco, e a primeira coisa que me veio à mente quando a ouvi foi que ela é perfeita para um festival - sensação repetida ao ouvir "De Menor Importância" e "Cavala" , outra a ganhar vídeo. Honestamente, minha reação seguinte foi ir à página de Beraldo checar se haverá algum show em São Paulo.

"Maria", "Rainha", "Sussussussu" trazem uma vibe experimental, porém são interessantes de serem ouvidas. "Helena" e "Gatas Sapatas" são um pop suave. Já "Eu Te Amo" (Chico Buarque) dá um tom de calmaria em meio a riffs e graves. Para mim, "Amor Verdade" é a faixa-destaque da composição. Com um arranjo enevoado, a letra é uma carta endereçada aos pais da artista, onde canta: "Pai, gosto muito dos homens, sim / De tê-los ao alcance da boca, sim / Mas no calor da manhã quem me fez delirar foi uma mulher / Como é minha mãe".

CAVALA é isso: lésbica, mulher, estar confortável com a ideia de ser quem se é. É um álbum que sente, assume as origens, passeia desinibido no experimentar e canta sua liberdade. Ademais, nos deixa a dica de que apoiar financiamentos coletivos é uma ótima aposta. Nada a desejar para CAVALA senão o reconhecimento como um dos melhores álbuns de 2018.

Tracyanne & Danny - Tracyanne & Danny

Tracyanne & Danny - Tracyanne & Danny

Brasileiro - Silva

Brasileiro - Silva