ícone.png

Olá!

Somos o Timbre. Um espaço de opinião sobre música vibrando em novas frequências.

Thank u, next - Ariana Grande

Thank u, next - Ariana Grande

thank u next_grande.jpg

thank u, next

Ariana Grande
Universal Republic Records
Fevereiro / 2019
Pop, R&B, Hip Hop
O que achamos: excelente

Não há dúvidas sobre a posição de Ariana Grande no pop mainstream atual. Emplacando hit atrás de hit e alcançando feitos notáveis com seus singles, só nos resta perguntar: esse é o auge de uma jovem estrela ou só o começo do que será uma carreira marcante para a geração? Com thank u, next, a cantora de 25 anos prova que seu sucesso não está baseado só no seu inegável talento para o canto, ou no seu carisma de princesinha-do-pop-em-transição-para-femme-fatale. A harmonização da produção inteligente com composições pop versáteis criam um trabalho de honestidade emocional, maturidade e busca por paz de espírito, com Ariana buscando por si mesma e dominando totalmente sua vida, sem deixar de seguir seu coração.

Se comparado ao seu recente antecessor, o ótimo Sweetener, thank u, next não apresenta muitas novidades quanto à produção, sendo só uma evolução natural, um aperfeiçoamento intensificado do hip hop perspicaz, chiclete e elegante que tão bem combina com a artista. O que de fato destaca o novo registro é o tom que ele carrega. Se no álbum anterior Ariana emergia de um momento pós atentado de Manchester, superando seus traumas e anunciando a “chegada da luz”, em Thank U, next, após o fim do seu noivado e a morte do rapper Mac Miller, seu ex-namorado, ela começa a  aceitar que essas experiências traumáticas talvez deixem marcar permanentes. Não é um álbum pessimista, é apenas um exercício mais emocionalmente complexo de se permitir sentir a tristeza, crescer com ela, e reconhecer tais experiências como novas partes do que te torna você.

Faixas como “fake smile” e “ghosting” expressam esses pesos muito presentes, enquanto “NASA” e “break up with your girlfriend” são a busca por espaço e paz que Ariana busca. Essa última, um delicioso hip hop que em muito lembra os hits do início dos anos 2000. É possível perceber ao longo do álbum a absorção das tendências do hip-hop lofi, quando ouvimos os teclados levemente distorcidos da fofa “needy”.

“thank u, next”, a faixa título do disco, é um triunfo em todos os sentidos e, dessa forma, reflete muito o que é o disco. Simples, feito com excelência, maduro e chiclete gostoso que eu quero mascar por muito tempo. Se a dúvida sobre a continuidade da ascensão de Ariana é válida, a única certeza que temos é que o sucesso da cantora até agora não foi, de forma alguma, sorte, mas sim uma inteligência natural e um gosto pela eficácia da simplicidade que faz com que ela sempre soe moderna e magnética.

Melhores de Fevereiro | 2019

Melhores de Fevereiro | 2019

Conheça Barbante Elétrico

Conheça Barbante Elétrico